sábado, 29 de agosto de 2009


Finalmente vida normal!

Oi gente!

Com o tempo as postagens no blog estão menos frequêntes, mas eu ainda penso muito em TODO mundo e não vejo a hora de rever vocês!

O verão esta quase no fim, ainda temos um mês! Nesses últimos meses eu recebi duas visitas: Minha mãe, que ficou aqui com a gente durante dois meses, e logo em seguida o Cristiano, um amigo de Belo Horizonte.



Na montanha com o Balou e Toshira.
As duas no centro de Montreal, até a hora da foto sem sacolas ....




a novidade...


Minha permissão de trabalho chegou! Com ela eu posso trabalhar, é claro, tirar carteira de motorista e usar o serviço de saúde.

O processo ainda não chegou ao fim, ainda falta receber a carta de residente permanente, que chega no fim do ano. Com esta carta eu poderei sair e entrar no país quando quiser.

Agora eu estou tendo direito à tudo que o Canadá oferece aos imigrantes: Outra semana eu fiz um curso de integração profissional no Quebec; também já estou inscrita num curso gratuito de francês escrito (já falo bem, mas ainda tenho muito problema para escrever e por isso resolvi fazer um curso mais específico. Deve ser pesado e chato pra caramba, mas é o que eu mais preciso); e segunda feira vou num escritòrio do governo solicitar um serviço de orientação profissional e um curso de 3 SEMANAS sobre estratégias para procurar emprego. Super legal!

A orientação profissional é para abrir um pouco meu horizonte no mercado de trabalho, pois pra começar, eu nao posso fazer a mesma coisa que eu fazia no Brasil, graças à bendita da escrita. Tem muita vaga em comunicação corporativa, mas eu ainda não tenho o tal do 'bom nível de francês escrito' que essas vagas pedem. Quanto ao curso de três semanas, eles ajudam com o currículo, carta de apresentação, simulação de entrevista, levantamento das nossas competências profissionais para que elas sejam colocadas em evidência....Bom tô achando que depois dessas três semanas eu vou me tornar uma profissional em procurar emprego! Tudo isso é oferecido pelas ONG's parceiras do governo.

Ainda estou um pouco perdida, mas tem um mercado que está me chamando atenção: Coincidência ou não, estou me interessando bastante neste 'mercado de imigração'. Penso em trabalhar pro governo. No ministério de imigração! Os concursos públicos não são tão concorridos como no Brasil. Pelo que eu pesquisei não precisa nem estudar pois o conteúdo é mais sobre conhecimentos gerais. Para complementar a seleção eles analisam o CV dos candidatos, que devem ter curso superior. Mulheres imigrantes por exemplo, são consideradas minoria e tem reservadas à elas uma percela das vagas. Também vi que no governo a gente pode subir, fazer carreira e os salários parecem ser interessantes. Existem também as ONG's que ajudam os imigrantes em sua adaptação. São centenas de organismos cujo objetivo é integrar os imigrantes na cultura 'quebécoise'.

Essas duas instituições colocam em prática vários projetos para atender um público super importante para o país. Galera! Eu diria que eles estão realmente repovoando o Canadá! São 45.000 imigrantes que chegam a cada ano só no Quebec! E pra receber essa turma toda tem muita gente e muita estrutura envolvida.

Sei-lá, acho que pode ser interessante pois é uma causa que me interessa pessoalmente...

E por falar nisso, quem tiver interesse nesse lance de imigração para o Canadá, corram atrás pois tem muuuuuita gente fazendo isso. A maioria com nível superior à procura de trabalho na sua área de formação.

Nas próximas semanas minha rotina vai mudar bastante. Estou contente com o desafio e curiosa para saber quem vai topar em me contratar. Mas tô morrendo de medo de, como a maioria, não encontrar o emprego dos sonhos logo de cara.



4 comentários:

Roseliudes disse...

Fa, ótimo isso de trabalhar no governo com imigração!!! ADOREI!!!!

Rachel Moumdjian disse...

nossa! que bacana! vc deveria escrever mais! e trabalhar no governo seria muito massa, hein? coloca mais fotos! beijo.

Anônimo disse...

Oi Fa!!! Que bom que ta tudo indo bem agora! Interessante todo o apoio que tem por ai, ne?!!! Eu e a Sophia estamos terminando de ler todas as novidades!!! Ela ja sabe quem eh a Fabiola... ta aqui do meu lado apontando as suas fotos e falando Fabiula!!! Vou terminar de ler agora!!! Beijoes!!!! Pati

Unknown disse...

Logo após o recado no orkut fui obrigada a dar uma passadinha aqui né, apesar que eu pensei que vc não tivesse atualizado hahaha. que ótimo que vc conseguiu a permissão de trabalho, falei com a minha mãe que já tinha me meio que atualizado das notícias pela sua mãe, é claro. mas esse lance do trampo ela não tinha falado não. que bom fa, espero que vc consiga se encaixar aí, sei bem como é difícil estar em um país estrangeiro malemá falando a língua deles e ainda tendo que trabalhar fora da área, apesar que eu me divirto aqui tb. o pessoal do meu trabalho já estão sabendo que eu vou embora, outro dia a minha gerente e a supervisora se embebedaram e ficaram chorando incrédulas que eu estava indo embora, hahaha, pelo visto tenho me comportado bem, rs.
um beijo grande e a gente se fala em breve, comentei no seu orkut, dá uma olhada lá.