quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Aqui tambem tem carnaval, mas tudo adaptado ao clima e a cultura deles, eh claro....












Fim de semana passado fomos para Quebec City ver o Carnaval!



Primeiro, so para esclarecer algo que todos tem duvida: O estado do Quebec (na verdade aqui os estados chamam-se provincia) eh a parte francesa do Canada. Aqui, alem da lingua, os habitos e a cultura sao proprias da regiao. Eh uma cultura bem rica, eu acredito, pois apesar de ser mais uma provincia entre as outras nove do pais, eles tem, entre outros, filmes, musicas, canais de TV, revistas e livros, tudo produzido para atender a cultura local.

Em Quebec, a maior cidade eh Montreal, com quase 4 milhoes de habitantes, incluindo a parte metropolitana, onde eu moro. Mas assim como Sao Paulo estado e Sao Paulo cidade, a capital do Quebec eh a cidade de Quebec. Nao tao grande como Montreal, Quebec city eh considerada umas das mais antigas cidades da America do Norte.

Bem, voltando ao fim de semana, nesta epoca do ano acontece o Carnaval de Quebec. Considerando a estacao do ano e os costumes locais, posso dizer que eh bem divertido: Tem escultura de gelo e neve, os drinks sao vendidos em copos de gelo, tem bote para escorregar na montanha de neve, desfile de rua, barracas de comida, musica e atividades esportivas. Tudo muito familiar. O Steve me disse que antes tinha a escolha da miss Carnaval, mas comecaram a achar nao muito apropriado e hoje o concurso nao existe mais. O nome Carnaval eh o mesmo, mas o conceito do nosso Carnaval dai e deste aqui sao duas coisas completamente diferentes...










Olha ai os copinhos de gelo!



























Mas aqui tambem tem bastante cerveja....










Na foto comigo eh o amigo do Steve. Hoje ele mora em Quebec city, mas ha alguns anos atras ele vendeu tudo, comprou um barco e viajou por dois anos, com a esposa e os dois filhos, pela America Central e do Sul.


Essa ai eh uma cachoeira congelada. A Toshira nao perde um passeio. O lugar onde estamos eh o rio que nesta epoca do ano vira um grande campo branco.

2 comentários:

Anônimo disse...

e aê bi,
quero só ver esse copinho durar um minuto aqui no brasil, e o copão um segundo, rs.
bjo,
vanessa

Déa Desiré disse...

Oi linda!!!!!!!!!!!! Adorei seu blog... parece q vc tá mt feliz né???Q bom!!! Fico feliz por vc! Vê se não some mais e manda sempre notícas, tá???

Beijossssss